Sunday, October 23, 2005



Tentamos pensar que o mundo que nos rodeia (o nosso ambiente) é quem nos define e se nos apercebermos que realmente convivemos com as mesmas pessoas quase todos os dias , veremos que são elas quem efectivamente nos acabam por definir. Podemos tirar um bocadinho de cada uma, adquirir hábitos bons ou maus delas, e mesmo sem nos apercebermos começamos a pensar, falar e agir como elas. Como já referi na minha opiniao isto pode ser tao bom como mau; mas basta algum tempo para podermos conhecer bem as pessoas e ver o que nos convém.

Tenho uma amiga, que me dizia a toda a hora que devo aprender a estar só, que era muito dependente dos outros e que muitas vezes procurava alcançar algo que nem de todo era real, procurava manter umas ideiazinhas estúpidas na minha cabeça, fazer as minhas historias e viver feliz no meu conto de fadas, nas minhas paixoes platónicas e mundo perfeito! Embora depois de um mau período esta situaçao fosse enormemente gratificante (ja que me ajudou a sair dele), bastaram apenas alguns meses para começar a ouvir aqueles que me rodeavam e aperceber-me que eles tinham razao, devia encontrar-me; Já nao vivia com os meus pais, a minha independencia e a minha formaçao tinham começado ja la iam uns bons meses..mais de meio ano, e eu continuava no meu mundo perfeito, sem ver muitas vezes o quao falso e irreal ele era.

Tendo chegado a esta conclusao, sempre podia optar por dois caminhos: por um lado apesar de me ter apercebido, continuar a viver a historia da minha cabeça; e por outro fazer qualquer coisa por mudar. Gostaria de poder dizer que elegi totalmente o segundo caminho, mas (sem me orgulhar disso) devo admitir que optei por uma escolha intermedia entre as duas. Graças a certas pessoas comecei a ver as coisas de outra maneira a procurar outro estilo de vida e a verme como estou: sozinha! Tudo o que sabia durante uma vida ficou para trás e chegou a altura de me conhecer e de nao ser tao “inocente” como antes. Quando me dizem que me vêem diferente pergunto porquë mas as respostas nem sempre sao claras, o certo é que algo se modificou em mim e muita gente conseguiu perceber isso. “Só espero que tenha sido para melhor!” respondo sempre, e no fundo sei que tendo melhorado ou nao, aproximo-me mais a uma realidade e tento sair da escuridao da ignorancia. Aprendi a estar sozinha; a viver a minha vida sozinha e a conhecer-me como pessoa e nao ver-me espelhada nos outros.

É nestes momentos de solidao que procuro pensar que isto é uma coisa boa,..mas no fundo, será que é?Será que escolhi bem o caminho?Nao terei cometido o maior erro irremediável da minha vida?

Essas sao algumas dúvidas que me perseguem constantemente, quais sao as tuas!?

4 comments:

Anonymous said...

Sim senhora! estou impressionado! Texto muito bem redigido e estruturado! Se em baixo não tivesse assinado Joana MArtinez diria sem dúvida alguma k teria sido escrito pelo Manuel Rebelo de Sousa, mas assim não! lolol
Tas cada vez melhor joana, nos quando mudamos é sempre pa melhor, acho eu!

bjs

Anonymous said...

qual manel qual quê! MArcelo! lololol

Anonymous said...

"Só por existir... Só por duvidar...
Tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar..."

Jorge Palma - Só
(; ***

polly_maggoo said...

tb sao as minhas muitas vezes, acho q todos nos fazemos essas perguntas p nos proprios a certa(s) altura da vida. tenho tantas perguntas na nha cabeca se te fosse a conta-las todas acho q o comment ficava maior q o teu post lol mas acho saudavel pelo menos p a nha forma de viver e ver a vida, nao me daria gozo viver numa vida em q tivesse sempre todas as respostas p tudo, gosto de perguntas e de me por a prova contastemente. tb sinto isso neste pouco tempo q tenho tado fora, o facto de aprendermos a estarmos sos. acho q nunca me assustou, pelo menos tenho amigas q sempre tentaram ter o maximo de pessoas a roda delas p tarem sempre "acompanhadas". nunca me assustou e qual e a nossa melhor companhia senao nos proprios?
cm diz akele anuncio dos pensos higienicos, se eu nao gostar de mim quem gostara?
besos
maggoo