Thursday, July 13, 2006

FUMO

Sempre me fascinou..desde pequena.
Olhava horas contadas o fumo k saía dos cigarros intermináveis da mamã; do cachimbo do papá; das fogueiras que se faziam para queimar a erva que nao era boa nas plantações; ou mesmo nos incêndios da serra de minha casa, soltando labaredas no vento como cabelos de uma fénix perdida, pedindo socorro.

Sempre gostei, sempre me fez pensar.
Guardo a minha pequena teoria sobre o fumo dos cigarros das pessoas; é que pode ser dita tanta coisa só ao ver como alguêm cede ao espaço o fumo dos seus negros pulmões. Há quem o expire rápida e fortemente, outros preferem fazê-lo devagarinho, com calma, para nao magoar ninguêm, e até há outros que gostam de soltá-lo despreocupadamente como quem abandona bocados de vida em cada expiração.

Já eu, gosto de observá-lo.

Uma que outra vez, fazê-lo eu propria, e ficar a ver.
O fumo, nao é mais que o resto de algo assim como as cinzas. É só algo que toma forma por uns míseros segundos, para logo depois desaparecer, resumindo-se ao que verdadeiramente é e sempre foi...o resto.
Penso que gosto tanto dele como ele de mim. No fundo,..somos iguais. Restos de algo que já foi noutro tempo e que neste,.. existe só para se consumir, para dar algo com forma, para mostrar que "é" para então assim, uma vez cumprida a missão, desaparecer.

Gosto de ver esse fumo só teu. Essa tua alma, que assim se mostra a meus olhos.







Depois de muito aqui está um breve regresso,..espero q seja bem apreciado!!

3 comments:

Never Mind said...

"Onde há fumo, há fogo" já dizia o meu avô. Sabias palavras, onde a chama e o calor reinam, onde o fumo esvoaça e as cinzas assentam. Vejo a mitícidade do Fumo, um resultado da combustão do meu interior, o ardor dentro de mim que me dá calor e calma.
E no fim, o ardor intenso que sinto dentro de mim tem que ser expelido, numa sensação de alívio e de beleza, pois o que esteve dentro de mim, a mim pertenceu, pois uma parte do meu "Eu" está a sair, sob forma de fumo.
Não gosto de soprar o fumo, gosto de o ver sair, mais leve que o ar, labaredas de chamas que trepam para escaparem, para partirem, para deixarem de ser..
Não sai com pressa, pois enquanto esteve lá dentro teve todo o carinho que mereceu, mas também não sai devagar, pois o ardor é intenso demais para Eu o suportar. Simplesmente sai, em direcção ao Céu, como se um pedaço da minha alma estivesse a partir, e desvanece, como se nunca tivesse existido...

Acendo mais uma centelha de vida, e assim inspiro mais uma labareda de calor, e deixo partir mais um pouco da minha Alma... suavemente.

Liliana Bárcia said...

fascinante.. ainda ontem estive a falar com o Ryan sobre a teoria do fumo dos cigarros... chegámos à conclusão q n sei se é a conclusão de td gente.. lol..
eu, na opinião de quem nca fumou, comparo o fumo dos cigarros com os momentos em q passeio pela rua qdo chove. parece q chegámos à conclusão q tanto ele cm eu, vemos o fumo e a chuva, respectivamente, como uma cortina onde por detrás só lá estamos nós. É cm se a chuva e o fumo do cigarro fossem uma espécie de "bolhinha actimel", onde estamos protegidos no nosso mundo. onde pensamos e reflectimos, por vezes demais.

afinal o fumo serve de protecção.. de sitio onde se tomam decisões.. o fumo, a chuva, o vapor de água.. e a verdade é q quem vive rodeado destas cortinas parece tomar decisões mais acertadas. pensar faz bem.. pensar bem, ainda melhor. e o fumo parece q ajuda, quem dele respira e suspira.

Anonymous said...

Vaya vaya, este blog es para mentes realmente brillantes..!CURIOSO!En mis 6 años de "adoración" a ese vicio malsano nuca me habia parado a pensar en lo que podia significar o representar para muchos la forma en que uno saca el humo de su cigarrillo...!!!siempre me he parado a disfrutarlos, pero no a contemplarlos..En mi caso, creo que en cada calada que espiro son muchos los miedos que se van, como una forma de liberarme(y con esto no quiero parecer "INTELECTUAL")La cosa es que a partir de ahora mirare a los fumadores con otros ojos!quiero decir, con los mios pero de otra manera!UHHHH contemplaré que me quieren mostrar a través del humo de su cigarrillos....todo un mundo por descubrir..1 BesItO_o LOKA!!!!